Conheça el Castell de Guadalest

Em 1974, el Castell de Guadalest foi declarado conjunto histórico artístico. Fazem parte deste conjunto: El Castillo San José, El Castillo de la Alcozaiba, La Casa Orduña, La Iglesia Parroquial de Nuestra Señora de la Asunción e la Prisión del Siglo XII.

El Castillo San José

El Castillo San José foi construído pelos muçulmanos no século XI. Devido à sua localização estratégica na parte mais alta da cidade, desempenhou um grande papel ao longo da Idade Média e Moderna. Apesar de sua fortaleza, a construção não resistiu aos terremotos de 1644 e 1748 e às explosões da guerra de Sucessão, em 1708.

El Castillo de la Alcozaiba

Fortaleza de origem islãmica do século XI, El Castillo de la Alcozaiba está localizado na parte rochosa com maior verticalidade do Castell de Guadalest. No século XVII foi integrado a Casa Orduña, onde permanece até hoje. 

La Casa Orduña

La Casa Orduña ou a “Casa Gran” do Castell de Guadalest, foi construída após o grande terremoto de 1644.

De origem Basca, a família Orduña chegou em Valência com o Infante Fortuna de Navarra. Como gozavam de total confiança dos Marqueses, foram enviados à Guadaleste, e atuaram por quase trezentos anos como guardas da fortaleza e govenadores de seus estados. Da segunda metade do século XVII até ao longo do século XIX, a família Orduña exerceu fortes relações econômicas, grande influência social e uma sólida formação cultural na região. 

Imersa em um ambiente rural e distante geograficamente das grandes cidades, a casa Orduña foi construída em um terreno irregular, com paredes de alvenaria, madeira, gesso e azulejos, a casa possui quatro andares, todos acessíveis por diversas escadas. Com decorações de aspectos da burguesia gerada com as mudanças políticas após a segunda metade do século XIX e uma forte presença religiosa, a Casa Orduña possui diversas pinturas a óleo, livros e outros objetos de relíquia que foram adquiridos ao longo dos séculos. 

Entre as dependências da casa estão:

  • Sala de entrada
  • Sala dos arcos
  • Antesala e quarto da virgem
  • Cozinha e dispensa
  • Sala de jantar
  • Sala dos mapas
  • Quartos Nobre
  • Biblioteca
  • Sala de exposições

La Iglesia Parroquial de Nuestra Señora de la Asunción

La Iglesia Parroquial de Nuestra Señora de la Asunción foi construída no século XVIII, com o estilo Barroco, caracterísitico da época. Situada na parte mais antiga da cidade, ao lado da Casa Orduña, a igreja foi incendiada e saqueada durante a Guerra Civil Espahola, em 1936. O antigo retábulo foi destruído com a guerra e tinha como imagem central uma escultura da Assunção subindo ao Céu, em contraste com a imagem jacente da Padroeira venerada na Casa Orduña. Somente em 1962, a igreja foi remodelada com diversas alterações em sua planta e com um novo retábulo, a paróquia do Castelo de Guadaleste volta a colocar no centro a imagem assumida da Virgem Maria. Atualmente a igreja dispõe de diversas pinturas religiosas, que remetem à uma verdadeira catequese para todos que visitam o lugar e demonstra a expressão de fé e devoção à cidade do Castelo de Guadaleste à sua padroeira, a Virgem da Assunção.

Prisión del Siglo XII

A Prisión de Guadalest, é um edifício do século XII que atualmente está localizada no piso térreo da Câmara Municipal do qual é mantida uma cisterna.